Arranca, hoje, em Vila Alva, no concelho de Cuba, a 5ª edição do evento “Provando o Tareco”.
“Tendo o Vinho de Talha como principal protagonista, a iniciativa é um convite para visitar a freguesia e para conhecer a autenticidade das suas gentes”, refere a Câmara de Cuba.
A mesma fonte adianta que do “programa variado” fazem parte, “entre outras propostas, Rotas pelas Adegas, espetáculos de música popular, atuações de Grupos Corais, animação de rua e uma caminhada pelas Vinhas Centenárias”.
“Vila Alva mantém até hoje a tradição da produção artesanal de vinho, com muitos dos seus habitantes a ter em casa o seu próprio “tareco” (pequenas talhas de vinho para produção caseira)”, esclarece a autarquia.
“Detentora de vinhas centenárias – únicas na região – e de uma série de adegas, a freguesia assume-se, orgulhosamente, como terra de vinho e de vinhas, tendo no São Martinho a celebração de uma das suas manifestações mais populares: a abertura das talhas e a prova do vinho novo”, realça a Câmara de Cuba.
Assim, até à próxima segunda-feira, Dia de São Martinho, as adegas aderentes abrem as suas portas para receber os visitantes e dar a provar o seu vinho.
João Português, presidente da Câmara de Cuba, diz ter expetativas elevadas para esta edição do evento.
O autarca sublinha que esta é a altura ideal para visitar Vila Alva, afirmando que a freguesia é detentora de 50% das vinhas centenárias do Alentejo.