O Sindicato dos Trabalhadores em Arquitetura (SINTARQ) realiza, neste sábado, em Beja, uma reunião descentralizada. O objetivo passa por “levar a discussão sobre a melhoria das condições de trabalho em arquitetura a mais locais no país”, revela o sindicato.
A reunião com início às 11:00 horas, decorre na cafetaria Pracinha, na Praça da República da cidade.
Esta reunião decorre, segundo o sindicato, “do plano e da base de trabalho aprovados pelo SINTARQ para o ano de 2025, dando continuidade ao trabalho de alargamento e mobilização que o sindicato tem vindo a desenvolver desde a sua constituição”.
Para além de dar a conhecer o Sindicato e o seu trabalho, vai ser promovida a discussão sobre a realidade local e de estratégias específicas para intervir em Beja, em conjunto com os trabalhadores.
O objetivo traçado passa, ainda, por apresentar o Caderno Reivindicativo do setor, aprovado em plenário nacional no ano passado, onde foram estipuladas as reivindicações dos trabalhadores em arquitetura relativas a: patamares e progressão salarial; definição de carreiras; horas de trabalho e remuneração de horas extra; dias de férias; direitos na parentalidade; combate à discriminação; condições de segurança e saúde; garantias de formação profissional; entre outras.
O SINTARQ frisa que “valoriza a opinião dos trabalhadores em arquitetura e anseia ouvir as suas reivindicações e dúvidas”, em Beja, “à semelhança do que aconteceu noutras cidades em Portugal, pelo que apela à participação de todos”.