O jornal New York Times fez uma reportagem sobre o projeto de recuperação do aqueduto romano de Halandri, na Grécia, cidade líder do projeto Hidro-heritage Cities, no qual Serpa, também, participa.
De acordo com o município de Serpa, “o trabalho jornalístico foca-se nos problemas de sustentabilidade relacionados com a gestão e o consumo de água e de como a recuperação deste monumento histórico permitiu desenvolver uma série de boas práticas, não só relacionadas com a recuperação de património, mas sobretudo, com a sua utilização para abastecimento de água destinada a servir as populações locais”.
“São dados exemplos sobre o uso da água (não potável) do aqueduto para irrigação ou criação de novos espaços verdes e para lavagem, quer de espaços públicos, quer de locais da comunidade, permitindo uma considerável poupança no uso da água de rede”, realça a autarquia.
Serpa, juntamente com Roma (Itália), Elche (Espanha), Sombor (Sérvia) e Roeselare (Bélgica), associaram-se a Halandri, num projeto de transferência de inovações, com o objetivo de analisar as potencialidades de adaptação dos diversos aspetos do projeto do aqueduto de Adriano às realidades locais.
O município de Serpa adianta, ainda, que “pretende realizar estudos destinados a verificar a possibilidade de aproveitamento da água do aqueduto do século XVII, que se sobrepõe às muralhas medievais, para uma utilização similar à de Halandri”.