A cerimónia está agendada para as 10h30.
O Adutor de Pedrógão / Margem Direita, com cerca de 8 mil 500 metros de extensão, liga o reservatório de Pedrógão à Barragem de São Pedro, localizada perto de Baleizão. A barragem de São Pedro, com 24 metros de altura máxima, tem um coroamento com 753 metros de extensão com 7 metros de largura e cria uma albufeira com uma capacidade de 10 milhões e 800 mil metros cúbicos. Como órgãos de exploração e segurança dispõe de circuitos de entrada, tomada de água e caudal ecológico e de descargas de superfície e de fundo.
O circuito de entrada, aquele que permite receber a água desde o reservatório de Pedrógão, vai ser aberto durante a cerimónia, assinalando desta forma a conclusão dos trabalhos e operacionalização das infra-estruturas, refere a EDIA Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva, em comunicado. Segundo a mesma fonte a barragem de São Pedro será a responsável pela adução de água a três importantes blocos de Rega do Sub Sistema de Pedrógão, nomeadamente os blocos de São Matias, São Pedro / Baleizão e Baleizão / Quintos, equipados com duas estações Elevatórias e totalizando cerca de 20 mil hectares.
A EDIA informa ainda que a barragem de S. Pedro e adutor de Pedrógão / Margem Direita representaram um investimento de 20.986.000,00 euros, co-financiados em 17.487.000,00 euros pelo Fundo de Coesão, programa POVT, Programa Operacional de Valorização do Território.
As duas infra-estruturas integram o circuito hidráulico de Pedrógão / Margem Direita do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.