A Câmara de Aljustrel anuncia que vai avançar, no primeiro semestre deste ano, a nova empreitada de recuperação ambiental da antiga área mineira de Aljustrel, num investimento superior a 4,8 milhões de euros.
O projeto foi apresentado no Parque Mineiro de Aljustrel, pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro, à Secretária de Estado da Energia e ao Município de Aljustrel.
De acordo com a autarquia, “trata-se de uma fase complementar à reabilitação hidrológico-ambiental que já anteriormente foi feita em diferentes intervenções e que permitiu, em diferentes períodos, reabilitar a antiga zona de Algares”.
Esta nova empreitada será suportada pelo Programa Regional Alentejo 2030 e encontra-se enquadrada no âmbito do aviso previsto para “Passivos ambientais – remediação ambiental das antigas áreas mineiras abandonadas”.
A autarquia lembra que “foram estas intervenções que permitiram a criação do designado Parque Mineiro de Aljustrel, dando um novo fim às áreas mineiras abandonadas, acautelando-se as questões ambientais e preservando-se as estruturas patrimoniais resultantes da atividade mineira presentes no território”.
Carlos Teles, presidente da Câmara de Aljustrel, afirma que se trata de um projeto com uma “importância fundamental” para recuperação do passivo ambiental das minas.