Um grupo de deputados do PS apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que “proceda urgentemente a uma campanha de vacinação do efetivo ovino nacional contra a doença Língua Azul Serotipo 3”.
O Projeto de Resolução faz referência à necessidade de “criação de medidas de apoio financeiro” aos criadores de gado para que estes façam frente aos prejuízos causados pela doença, revela em comunicado a Federação do Baixo Alentejo do PS.
No documento, subscrito pelos deputados Alexandra Leitão, Luís Graça, Nelson Brito, Clarisse Campos e Ricardo Pinheiro relembra-se que no mês de setembro foram detetados os primeiros focos da variante no Alentejo Central, que rapidamente se alastraram a territórios vizinhos, estando atualmente grande parte do território continental confrontado com este problema.
Os eleitos do PS consideram “que a vacinação é a única forma de impedir a mortalidade e morbilidade do efetivo ovino, o que terá repercussões económicas” e que até ao momento são os produtores a assumir integralmente o custo da vacinação.
No sentido de se inteirar dos prejuízos causados aos criadores de gado, o deputado Nelson Brito visitou, ontem, uma exploração agropecuária localizada em Corte Gafo, no concelho de Mértola.
De acordo com a nota enviada, tratou-se de “uma visita que se revestiu de maior importância no momento em que já é conhecida a intenção do Governo em suspender a recolha de cadáveres de ovinos e caprinos no Alentejo, obrigando os produtores a ficarem com cadáveres amontoados nas suas explorações”.