O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos três dias aguaceiros, por vezes fortes, queda de granizo e trovoadas, em especial no Centro e Sul.
De acordo com o IPMA as condições serão mais severas no Baixo Alentejo e Algarve.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações”.
A mesma fonte recomenda que seja garantida “a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.
A “adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas”, a “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias” e a não travessia de zonas inundadas são outras recomendações da Proteção Civil.