O projeto “Comunidade Reparação Alentejo” ganhou o prémio de melhor projeto de voluntariado para a categoria “Proteção do Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática”, anuncia a Associação Buinho, a entidade promotora, com sede em Messejana.
A distinção foi atribuída nas comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude, no quadro dos Prémios de Boas Práticas do Corpo Europeu de Solidariedade 2024.
Neste projeto, que tem o apoio da Resialentejo- empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, a Buinho desenvolveu oito Cafés Reparação em oito municípios do Baixo Alentejo.
Os Cafés Reparação sensibilizaram “as populações locais para a importância de reparar e reutilizar objetos, uma ação vital na luta contra o aumento do lixo eletrónico e do desperdício”, adianta a Associação.
Nas iniciativas participaram voluntários que “ofereceram os seus conhecimentos e capacidades para ajudar e ensinar os participantes a reparar uma variedade de itens, desde pequenos eletrodomésticos até móveis e bicicletas”, conclui a mesma fonte.