O Dia Mundial do Teatro assinalado, hoje, marca o início da temporada de 2025do projeto MALACATE, que acontece de março a junho na Mina de S. Domingos, em Mértola.
De acordo com os promotores, “o MALACATE é um projeto multidisciplinar que promove a criação artística contemporânea em diálogo com a comunidade, envolvendo teatro, dança, fotografia e arte de rua”.
O projeto promovido pela Companhia Cepa Torta decorreu, entre 2021 e 2023 e regressa, agora, a convite do município de Mértola,com um programa renovado.
Nesse sentido, esta nova temporada é lançada com Dias Abertos que decorrem entre esta quinta-feira e sábado com entrada livre.
Hoje e amanhã realiza-se um “reencontro com criações passadas”, através da peça “Caixa de Perguntas”, hoje às 18:00 horas, do documentário “Fragmentos de uma Entropia”, amanhã às 16:00 horas e da performance “Abandonada Mente”, amanhã às 16:30 horas.
Este primeiro Dia Aberto, fica ainda marcado pelo início dos trabalhos do Conselho MALACATE.
Amanhã, dia 29 de março, será apresentado o livro “Lugar – o projeto MALACATE e a Mina de S. Domingos”, bem como, a receção das artistas vencedoras do VAGABUNDAS – Residência Artística Mercedes Blasco.
“Entre abril e junho, muitas outras atividades esperam pela comunidade, reforçando o papel do MALACATE na criação de uma nova centralidade cultural no Baixo Alentejo”, frisam, ainda, os promotores.