Mais de uma centena de alunos do Ensino Secundário dos concelhos de Mértola, Ourique, Almodôvar e Aljustrel visitam, hoje, a Web Summit, o maior evento tecnológico e de empreendedorismo do mundo, que se realiza, em Lisboa.
A participação destes alunos na iniciativa surge no âmbito do projeto “Id.E.A. – Idealiza, Empreende e Atua”, promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e financiado, exclusivamente, pela Somincor – Mina de Neves Corvo, no âmbito do seu investimento social estratégico que foca, primordialmente, projetos na área da educação e do empreendedorismo.
O projeto da ADPM é um programa de apoio ao empreendedorismo para jovens do Ensino Secundário do Baixo Alentejo.
Entre as várias palestras, workshops e apresentações que vão acontecer sobre empreendedorismo, ainda, os alunos têm, ainda, a possibilidade de interagir com representantes das maiores empresas internacionais, mentores de negócios, investidores e com empreendedores de todo o mundo.
De acordo com a ADPM, “esta ida à Web Summit tem como objetivo dar continuidade ao trabalho já desenvolvido com estes jovens, ajudando, deste modo, a impulsionar o talento jovem da região a reinventar o futuro com recurso à criatividade, talento e espírito crítico”.
A mesma fonte realça que “a ação do projeto Id.E.A., tal como a ida à Web Summit, revestem-se de particular importância, uma vez que, representam uma forma de estimular o empreendedorismo numa região com falta de tradição empreendedora e que se caracteriza por ter pouca população (dispersa e envelhecida) e poucas oportunidades de emprego”.