“Novas Narrativas” é o nome de um projeto artístico de teatro promovido pela Associação Socio-cultural Chamadarte, de Beja, que está entre os 15 que irão ser apoiados no âmbito do programa “PARTIS & Art for Change” 2024.
Esta é a terceira edição de uma iniciativa que junta a Fundação Calouste Gulbenkian e a fundação espanhola “la Caixa”.
A 3ª edição da iniciativa vai apoiar 15 projetos selecionados entre 86 candidaturas. Beja integra pela primeira vez, o programa da Fundação Calouste Gulbenkian e da “la Caixa”.
Teatro, música, dança, artes plásticas são algumas das áreas em que incidem os 15 projetos escolhidos.
Cada projeto vai receber cerca de 30 mil euros para o desenvolvimento do “ano piloto” (2025). Dos 15, dez serão selecionados para continuarem por mais dois anos, “num investimento total de até 1,5 milhões de euros em subsídios e ações de capacitação”, revelam os promotores do programa.
“Novas Narrativas” é uma co-criação artística na área do teatro, baseada nas experiências e histórias dos imigrantes.
De acordo com a associação, o projeto tem em vista “realizar oficinas de participação livre dinamizadas por artistas e monitores experientes, em diferentes áreas artísticas, com destaque para o teatro, mas que também passam pela música e artes plásticas, introduzindo uma preocupação ambiental através da reciclagem e reutilização de materiais descartados”.
“As histórias e experiências coletadas durante as oficinas serão transformadas em obras de arte colaborativas, como performances teatrais ou exposições de arte. Serão apresentadas em mostras abertas ao público, permitindo que a comunidade aprecie e interaja com as narrativas criadas”, diz, ainda, a Chamadarte.