“Horizonte Revelado” é o título da exposição biobibliográfica dedicada a Alves Redol que é, hoje, inaugurada, às 15:30 horas, na Biblioteca Municipal de Serpa e conta com a presença de António Redol, filho do escritor.
Com entrada livre, a mostra vai estar patente ao público até dia 27de novembro e pode ser visitada das 10:00 às 13:00 horas e das 14:30 às 19:00 horas, de terça-feira a sábado.
De acordo com a autarquia de Serpa, “trata-se da mais abrangente e completa exposição até hoje realizada, tendo sido estruturada para dar a conhecer ao público uma visão alargada e, até certo ponto, inovadora do percurso literário de Alves Redol”.
O município destaca a presença de “um conjunto significativo de documentos e objetos que projetam uma nova luz sobre alguns dos aspetos centrais da sua vida pessoal e profissional”.
“Do etnografismo inicial à maturidade literária, esta mostra permitirá uma leitura mais complexa e aprofundada sobre o trajeto de um escritor essencial para entender os valores e as ideias que marcaram o Portugal de meados do século XX”, refere a autarquia.
Alves Redol foi pioneiro do movimento neorrealista, com o seu romance de estreia, “Gaibéus” (1939), com o qual introduziu no universo da ficção o compromisso estético e social que congregou uma nova geração em torno da transformação da sociedade portuguesa.
Escritor, cronista, contista, novelista, crítico de teatro, guionista para cinema, investigador e conferencista, Alves Redol é uma figura incontornável da cultura portuguesa pela dimensão, qualidade e versatilidade da sua obra.
A organização está a cargo do Museu do Neorrealismo, APMNR e Câmara Municipal de Serpa