João Dias, deputado do PCP, visitou Aljustrel.
A visita teve como principal objetivo “conhecer e debater com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) e com o Movimento Aljustrel Pelo Ambiente (MAPA) a realidade na perspetiva dos trabalhadores mineiros, da população, do ambiente e da segurança nas vias públicas, mas em particular identificar as medidas conducentes à mitigação dos problemas relacionados com a atividade mineira em Aljustrel”, explica o PCP em nota de imprensa.
Os comunistas têm acompanhado “com muita preocupação os efeitos resultantes da atividade de exploração mineira na Almina, em Aljustrel”.
O PCP salienta que os aljustrelenses convivem “diariamente, há cerca de uma década, com um pó preto que lhes invade as casas, são submetidos à passagem diária de dezenas de camiões pesados pelo centro da Vila carregados com minério, bem como estão sujeitos aos mais diversos efeitos da atividade da mina na saúde da população e no ambiente”.
Na nota de imprensa enviada às redacções, os comunistas referem ter estado “na linha da frente na reivindicação da reabertura da mina de Aljustrel e continuará a lutar para que a mesma se mantenha em atividade, não deixando de defender e exigir a implementação de medidas que minimizem os impactos negativos de que a população se queixa e sente estarem a intensificar-se”.
João Dias, disse à Rádio Pax que o “PCP está empenhado em avançar com uma proposta que visa a activação do ramal ferroviário de Aljustrel”.