O Projecto Outeiro do Circo foi convidado a integrar o XXI Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), que se realiza entre 6 e 9 de Julho, sob o tema “Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento”.
A participação do Projecto Outeiro do Circo ficará a cargo do seu coordenador, Miguel Serra, que apresentará a comunicação “Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja, Portugal): educação patrimonial e envolvimento comunitário“.
A apresentação está integrada no Painel 5, dedicado ao tema Património, patrimonialização, memória, com moderação de António Pedro Pita, da Universidade de Coimbra, e terá lugar no dia 8 de Julho, a partir das 15h45.
O Curso de Verão consistirá em comunicações, painéis de debate e trabalhos de campo em torno dos seguintes temas: Património, paisagens e desenvolvimento local; Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais; Políticas públicas, cooperação e desenvolvimento.
O curso é coordenado por Rui Jacinto, da Universidade de Coimbra e Maria Isabel Martín Jiménez, da Universidade de Salamanca e é creditado por esta última entidade.
O Centro de Estudos Ibéricos nasceu da ideia do ensaísta Eduardo Lourenço na sessão solene comemorativa do 8º centenário do Foral da Guarda, em 1999.
Esta organização pretende aliar a investigação à ação e dinamizar a cooperação territorial, com especial incidência em territórios de baixa densidade, através do reforço de parcerias e de programação, dinamização da formação, e com grande aposta na investigação e na divulgação científica e cultural, para um empenho ativo na qualificação das pessoas e na coesão dos territórios.
Outro dos grandes objetivos do CEI passa pela ampliação da rede internacional de investigadores para aumento da competitividade e inovação dos espaços de baixa densidade e fronteiriços.