O Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), em conjunto com o projeto “Outeiro do Circo”, dá início aos trabalhos de sensibilização para o património na área educativa, com a conferência “Património e História do Sahara Ocidental” que se realiza hoje na Universidade de Tifariti, na República Árabe Saharaui Democrática (RASD).
Este projeto-piloto dirige-se a alunos do primeiro e segundo ciclos nos acampamentos de refugiados saharauis perto de Tindouf e pretende promover um intercâmbio de informação entre crianças da RASD e crianças portuguesas.
“A utilização de estímulos sensoriais para captar a imaginação e criatividade de crianças que vivem no meio do deserto, em condições atmosféricas extremas e com recursos quase inexistentes, foi a abordagem selecionada pela equipa do CEAUP e do Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja)”, realça a equipa do projeto “Outeiro do Circo”.
A equipa do projeto “Outeiro do Circo” vai auxiliar na conceção e no desenvolvimento das atividades e criar recursos educativos na área do património arqueológico local.
Miguel Serra, arqueólogo do projeto “Outeiro do Circo”, sublinha que o objetivo do trabalho elaborado com a CEAUP é criar os mecanismos e melhorar a qualidade do trabalho arqueológico que vai ser desenvolvido com a República do Chade.