Entre hoje e amanhã, a freguesia de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira recebe o “IX Encontro de Violas de Arame”.
Em nota de imprensa enviada às redações, o Centro de Valorização da Viola Campaniça e Cante de Improviso, entidade responsável pela organização do evento, sublinha que esta é uma iniciativa que pretende “preservar a música tradicional através do dedilhar e salvaguarda da viola portuguesa que chega aos nossos dias sob várias formas e denominações”.
Durante este encontro estão em destaque vários instrumentos como a viola campaniça (Alentejo), viola braguesa (Minho), viola beiroa (Beira Baixa), viola amarantina (Amarante) e a viola caipira, oriunda do Brasil.
Este sábado fica marcado pela realização das oficinas de viola onde é abordada a história e a importância de cada viola, assim como as técnicas para executar os sons e compor músicas. A organização tem ainda agendada uma Oficina de Canto, conduzida por Ana Tomás.
No último dia, a iniciativa termina com a “Roda de Tocadores de Viola Campaniça” e com o concerto dos Cantadores de Cante de Despique e Baldão, Viola Amarantina, Campaniça Trio e Ao Canto da Beira, pelas 17h30 horas, no Salão de Festas de São Martinho das Amoreiras.
Na Casa do Povo daquela freguesia, a exposição de cordofones está patente ao público até amanhã.