Os municípios de Odemira e de Castro Verde foram reconhecidos na 4ª edição do Selo de Mérito pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).
No âmbito do projeto Cui(DAR)+, o município de Odemira viu renovado o selo de mérito, na categoria de ouro, enquanto autarquia que adota as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, revela a Câmara de Odemira.
O projeto é financiado pelo município de Odemira e implementado pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado, em parceria com a ULSLA – Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e os serviços locais do Instituto da Segurança Social.
A autarquia adianta que “através do Gabinete de Apoio à Pessoa Cuidadora, o projeto continua a prestar apoio psicológico e social e a promover o descanso do cuidador”.
“O Cui(DAR)+ dinamiza, ainda, um conjunto de workshops e ações de sensibilização na área da prestação de cuidados, direcionados a cuidadores informais e formais, mas também, para a população em geral”, esclarece o município.
Já o município de Castro Verde foi distinguido com o selo de bronze.
“Esta distinção surge no âmbito da implementação de projetos inovadores e consolidados que apoiam direta e indiretamente os cuidadores informais no concelho, promovendo o bem-estar emocional, social e físico desta população”, revela a Câmara.
A autarquia destaca projetos como o “Castro Verde XXI”, que tem como missão o combate ao isolamento, proporcionando momentos de descanso a cuidadores, e “Pedalar Sem Idade Castro Verde”, que fortalece laços afetivos e oferece experiências de lazer, a promoção de sessões de Psicoeducação e o projeto “Radar Social”.
A estes projetos juntam-se as sessões de Psicoeducação, iniciadas em parceria com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que visa distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas implementadas, em Portugal, na área do apoio aos cuidadores informais.