Este ano subordinadas ao tema “Património Industrial e Técnico”, as Jornadas têm como objectivo sensibilizar os cidadãos para o seu valor e para a importância de um olhar actualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro.
O tema destas Jornadas remete para o património que se revela em “fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, lojas, vilas operárias, minas, portos, património da água e da luz, pequenas industrias artesanais, arquivos públicos e empresariais, entre outras realizações da industria e da técnica, alguns ainda em uso e outros abandonados ou já reutilizados, todos eles testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas”
No Posto de Turismo de Barrancos está patente uma exposição sobre os vestígios da actividade mineira no concelho. Pode ser visitada até 2 de Novembro.
O município de Alvito lançou um concurso de fotografia onde vai premiar os melhores trabalhos que retractem o património industrial e técnico.
Odemira associa-se às Jornadas Europeias doPatrimónio 2015 com uma visita, seguida de conferência e tertúlia com antigos operários da Fábrica de Moagem de Sabóia, este sábado.
A Câmara de Vidigueira desenvolve este sábado um ateliê de cerâmica e durante o fim-de-semana, são gratuitas as visitas ao Museu Municipal, ao Museu Casa do Arco e à Vila Romana de S. Cucufate.
As Jornadas Europeias doPatrimónio são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção doPatrimónio.