O Município de Moura tem em curso, ao longo deste mês, uma campanha de informação e sensibilização de separação seletiva dos biorresíduos.
A iniciativa realiza-se no âmbito do projeto “Moura Circular – Biorresíduos” financiado pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) através de um acordo com o Fundo Ambiental.
A empresa SUMA, em Moura, é responsável pelas ações de sensibilização, em colaboração com a Câmara Municipal de Moura.
De acordo com o Município, trata-se de “um projeto que surge como resposta à obrigatoriedade imposta pelo Regime Geral de Gestão de Resíduos que prevê que todos os municípios portugueses terão que recolher de forma seletiva este tipo de resíduos até ao final de 2023”.
Em nota de imprensa enviada às redações, a autarquia sublinha que “no setor doméstico, a separação seletiva de biorresíduos terá início na zona atualmente abrangida pela recolha porta-a-porta (Sistema PAYT)”.
A mesma fonte salienta ainda que “neste âmbito, será distribuído um contentor castanho de 10L. Os sacos de cor laranja irão estar disponíveis nos pontos de
entrega habituais. Estes sacos não serão cobrados na fatura da água, à semelhança dos sacos destinados a resíduos recicláveis (amarelo, azul e verde).”