A Base Aérea N.º 11, em Beja, recebe na próxima segunda-feira o novo helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP), o Koala AW119, que substitui os Alouette III.
A cerimónia, marcada para o hangar da Esquadra 552 – “Zangões”, é presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.
De acordo com a Força Aérea Portuguesa, este novo helicóptero é um “monomotor, desenvolvido a partir do helicóptero bimotor AW109, do qual herdou as dimensões exteriores e interiores, assim como a redundância dos sistemas hidráulico, eléctrico e do combustível”.
A mesma fonte adianta que se trata de “um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente nocturno com a utilização de óculos de visão nocturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais”.
Está equipado com um trem de aterragem do tipo “patins”, com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo e pode transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.