Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente, vai abrir, no dia 2 de maio, o debate promovido pela FENAREG – Federação Nacional de Regantes, na Ovibeja, dedicado ao futuro da água e do regadio no atual contexto geopolítico.
A sessão sob o mote “+ Água, + Futuro” está agendada para as 14:30 horas, no auditório do NERBE/AEBAL e contará com as intervenções de vários especialistas na matéria, esclarece a FENAREG, em comunicado.
A mesma fonte adianta que a iniciativa pretende “contribuir para o debate sobre os novos contornos da resiliência hídrica em Portugal e na Europa” e “esclarecer os atuais desafios geopolíticos e os respetivos impactos na estratégia da água e na agricultura”.
A Federação diz, ainda, que “este colóquio, que integra um ciclo de conferências que a FENAREG promove este ano para assinalar o seu 20º aniversário, tem em conta que o investimento na modernização e aumento da eficiência das infraestruturas de armazenamento e distribuição da água é determinante tanto para o desenvolvimento da economia do país (…) como para o setor agrícola”.