A Câmara de Mértola considera que a assinatura do protocolo para fornecimento de água ao Algarve a partir do Pomarão é uma “vitória significativa” para a autarquia na medida que está garantido “o acesso à água potável para as localidades de Mesquita e Espírito Santo”. Por outro lado, é aberto “caminho para o abastecimento de outras localidades” e procurada uma solução para instalação da torre de captação.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, onde esteve o autarca de Mértola, a Ministra Maria da Graça Carvalho, destacou a importância deste acordo para garantir “soluções definitivas de acesso à água para consumo humano às populações e a necessidade da recuperação das Margens do Guadiana com o objetivo de ‘renaturalizar o Rio’”.
Mário Tomé, Presidente da Câmara Municipal de Mértola entende que se tratou de “um dia histórico para Mértola”.
“Fruto destas negociações estamos a dar um passo decisivo para garantir a qualidade de vida das nossas populações e o desenvolvimento do nosso concelho. Conseguimos solucionar um problema com décadas, conferindo dignidade às populações da Freguesia do Espírito Santo e com uma perspetiva real de solução para a navegabilidade do Rio Guadiana até Mértola”, acrescentou.
Mário Tomé, aproveitou a ocasião para entregar à Ministra Maria da Graça Carvalho os contributos do Município de Mértola para a revisão Plano Nacional da Água 2025-2035, transmitindo-lhe também o seu agradecimento público pelo empenho na resolução dos problemas do concelho de Mértola.