Alexandra Brito, 21 anos, natural de Ourique, foi diagnosticada com uma síndrome rara que compromete o seu sistema nervoso.
A jovem lançou uma campanha de angariação de fundos, na plataforma GoFundMe, para conseguir pagar uma cirurgia em Espanha.
Dores de cabeça fortes e tonturas marcaram a infância de Alexandra Brito.
Nos últimos anos os sintomas agravaram-se com perdas de equilíbrio e cansaço extremo. Recentemente, começou a sentir os dedos das mãos dormentes e falta de força. Após a realização de exames e várias consultas, a jovem foi diagnosticada com a Síndrome de Arnold-Chiari.
De acordo com Alexandra Brito, “o procedimento cirúrgico utilizado em Portugal não garante a resolução definitiva deste problema, além de ser muito invasivo podendo provocar inúmeros riscos.”
A jovem pretende angariar 19 mil euros para ser operada numa clínica especializada, em Barcelona, onde é feita uma “cirurgia inovadora e pouco invasiva que tem demonstrado muita eficácia.”
Naquela clínica espanhola, após realização de novos exames, foram-lhe diagnosticadas outras patologias.
Alexandra assegura que precisa de “ser operada com a máxima urgência, de forma a que seja possível parar a evolução destas doenças, bem como atenuar os seus sintomas, uma vez que o avançar das mesmas poderá comprometer todas as capacidades físicas e motoras.”