Realiza-se, hoje e amanhã, o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural sob o mote “Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional”.
O Congresso tem confirmada a participação do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, na sessão de encerramento, amanhã, às 12:30 horas.
A iniciativa organizada pela ACOS – Agricultores do Sul realiza-se em Ourique e pretende debater as potencialidades e fragilidades da vida no campo.
Com mais de 350 inscritos, o Congresso conta, no decorrer dos dois dias, com cinco painéis de reflexão que mobilizam a participação de cerca de três dezenas de intervenientes.
Rui Garrido, presidente da ACOS, diz ter expetativas elevadas para esta quarta edição do evento.
Renovação Geracional, Sanidade Animal, Produção em Extensivo e Ecossistema Gerador de Valor, Promoção e Comercialização de Produtos do Montado e Política Agrícola Comum são os temas em análise.
Além disso, também, a problemática associada à Língua Azul – doença que está a dizimar rebanhos e já matou milhares de ovinos, provocando prejuízos aos criadores – será refletida, adianta Rui Garrido.
A organização do evento é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG).
Conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourique, Associação de Criadores de Porco Alentejano e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.