O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) recebeu uma reunião de trabalho com docentes de várias universidades internacionais que integram o projeto “Cost Action CA 23101”.
O projeto que envolve diversas universidades da Europa e parceiros internacionais tem como objetivo desenvolver uma estrutura europeia para orientar políticas sobre a mobilidade dos idosos na comunidade.
Com um horizonte temporal de quatro anos, o projeto aborda temas como a avaliação da aptidão para conduzir e o treino das capacidades de condução, assim como, a cessação da condução e o planeamento da transição para manter a mobilidade comunitária e, ainda, a utilização e a acessibilidade de meios de transporte alternativos.
O IPBeja explica que “a evidência científica resultante desta ação fornecerá diretrizes para profissionais e partes interessadas em toda a Europa e a nível internacional, orientando a implementação de métodos que promovam a participação comunitária dos idosos, através do uso eficaz e seguro de todas as opções de transporte disponíveis”.
Patrícia Santos, docente do Departamento de Saúde do IPBeja, do Comité de Gestão e vice-presidente do projeto explica que o envolvimento do IPBeja neste projeto é uma valia, porque permite partilhar a realidade do Baixo Alentejo sobre esta matéria.