O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) assegurou a colocação de 512 vagas na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior público para o próximo ano letivo. Este número traduz um aumento de mais uma vaga relativamente ao ano anterior.
Apesar do número total de vagas ser idêntico ao de 2022, o Instituto Politécnico afirma que “existiu uma redistribuição das vagas da qual resultou um aumento das vagas em 8 dos cursos de licenciatura do Instituto, com destaque para as licenciaturas em Educação Básica (+10 vagas) e Solicitadoria (+16 vagas no regime presencial)”.
O aumento de 10 vagas no curso de Educação Básica surge no sentido de dar resposta a uma necessidade que tem verificado nos últimos tempos: a falta de professores.
No que diz respeito à licenciatura em Solicitadoria, o IPBeja anuncia que “este aumento das vagas resulta da cessão do período transitório a que o curso a funcionar em regime de ensino a distância estava sujeito, o que no CNA de 2022 representava 30 vagas […]”. Esta mudança faz com que o acesso ao curso de solicitadoria no regime de ensino à distância passe a ser feito através de um concurso local, anuncia a mesma fonte.
As explicações são de Fátima Carvalho, presidente do Instituto Politécnico de Beja.