O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) faz, esta tarde, pelas 17h00, a apresentação do Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior – SAPIEN.
De acordo com o IPBeja, o Centro aposta “no desenvolvimento de uma cultura institucional que estimula a inovação e excelência pedagógicas, incentiva a partilha de experiências e promove a valorização profissional da docência”.
Este projeto junta nove Instituições de Ensino Superior que incluem um total de 53 Unidades Orgânicas e abrangem 40% do território português.
“A maior parte dos docentes do Ensino Superior iniciaram as suas funções como professores sem ter tido qualquer formação específica para o exercício desta profissão. No entanto, a docência no Ensino Superior coloca diversos desafios que exigem uma preparação adequada, nomeadamente de natureza pedagógica”, explica o Instituto.
A formação promovida pelo Consórcio SAPIEN “constitui-se como uma formação básica relevante para ensinar no ensino superior, dando a conhecer métodos e estratégias diversificadas de ensino e de avaliação das aprendizagens dos estudantes, recursos adequados para apoiar o ensino e aprendizagem, nomeadamente recursos digitais, e formas de preparar e conduzir as práticas letivas”, adianta o IPBeja.
Fazem parte do consórcio a Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa, Universidade da Madeira, Universidade do Algarve, Universidade dos Açores, Egas Moniz School of Health & Science, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Setúbal.