Realiza-se, hoje, no auditório do Instituto Politécnico de Beja, o XII Simpósio de Segurança Informática e Cibercrime – SimSIC 2022.
O evento é organizado pelo laboratório UbiNET do IPBeja, cuja atividade assenta no combate ao cibercrime.
“Cibersegurança e Privacidade” é o tema em destaque nesta 12ª edição do evento.
Rui Silva, coordenador do laboratório UbiNET, explica que a temática vai ser abordada em três perspetivas: na sociedade, nas empresas e no poder local.
“É um evento que pretende contribuir de forma diferenciada e positiva para as questões da cibersegurança e privacidade”, explica Rui Silva.
O responsável revela, ainda, que durante a iniciativa vai ser lançada uma nova revista científica dedicada ao tema do simpósio.
A primeira sessão será dedicada ao “Papel do Ensino Superior na Cibersegurança e Privacidade da Sociedade”. O tema será abordado em várias perspetivas, nomeadamente, por parte da CCDRA, das Forças Armadas através do Centro de Ciberdefesa (CCD), do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), da Polícia Judiciária (PJ) e de uma professora brasileira da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
“Cibersegurança e Privacidade nas Empresas” é o tema em reflexão na segunda sessão. O foco será na forma como as empresas abordam esta temática e terá como participantes José Alegria, da Altice Portugal, Paulo Moniz, da EDP, Edgar Lopes, da Fujitsu Portugal e Rui Carvalho da Innowave.
Na terceira sessão, as atenções focam-se no Poder Local e na forma como este tema é abordado neste setor da sociedade. Participam nesta sessão, os Encarregados da Proteção de Dados dos municípios de Lisboa e de Portimão.