O deputado do PSD eleito por Beja, Gonçalo Valente, considera “no mínimo infeliz” o comunicado do PS relativo à instalação da Lufthansa no norte do país.
Os socialistas acusaram os responsáveis locais do PSD de não terem sensibilizado o Governo para que o investimento da Lufthansa fosse feito junto do aeroporto de Beja e não em Santa Maria da Feira.
O deputado “laranja” diz que não viu o mesmo comunicado quando em 2018 a empresa de fabricação aeronáutica LAUAK se instalou em Grândola e quando a DESAER em 2020 procurava um local com pista de aviação nas proximidades e escolheu Ponte de Sor para produzir Aeronaves. Os dois investimentos representavam, segundo os social-democratas, cerca de 1 500 postos de trabalho.
De acordo com o parlamentar, a Lufthansa apresentou como condições para se instalar em Portugal estar a menos de uma hora de distância do aeroporto do Porto ou de Lisboa. Os social-democratas sublinham que “é sempre da exclusiva competência das empresas investidoras o processo de avaliação, seleção e decisão da localização”.
Santa Maria da Feira reuniu os requisitos para que este investimento ficasse em Portugal, algo que Beja não tinha.
Gonçalo Valente responsabiliza o PS pela falta de investimentos na região e no aeroporto nas últimas décadas.
A nova líder da distrital de Beja do PSD, afirma que há agora um “compromisso” do Governo AD com o Baixo Alentejo.
Andreia Guerreiro adianta que vão avançar investimentos importantes ao nível da ferrovia e da rodovia e acusa o PS de não ter criado condições para que o aeroporto de Beja atraia grandes multinacionais como a Lufthansa.