12°C
Scattered clouds

Finanças encerradas em Beja, Almodôvar, Aljustrel e Barrancos

Finanças encerradas em Beja, Almodôvar, Aljustrel e Barrancos

Cerca de 4.000 trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) estão a assistir ‘online’ à reunião geral convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), levando ao encerramento de 80% dos serviços de Finanças do país, avançou o sindicato.

Fonte oficial do STI referiu à agência Lusa que há “grande adesão” dos trabalhadores à reunião – que decorre entre as 09:00 e as 13:00, por meios telemáticos –, estando a provocar “significativos constrangimentos nos serviços de Finanças por todo o país”, com cerca de 80% das instalações encerradas.

A Lusa contactou o Ministério das Finanças ao início da manhã, mas ainda não obteve resposta.

Conforme detalhou o sindicato, durante a manhã estavam encerrados, no distrito do Porto, os serviços de Finanças da Trofa, Paredes, Marco de Canaveses, Gaia 3, Maia, Valongo 1, Gondomar 2, Lousada, Vila do Conde, Amarante, Matosinhos 1, Penafiel, Baião, Santo Tirso, Porto 1, Porto 2, Porto 3, Porto 4 e Porto 5.

Já em Paços de Ferreira, existe “apenas um trabalhador do IR no atendimento”, enquanto no serviço de Finanças de Gaia 1 a divisão de património está encerrada e no de Gaia 2 o mesmo acontece com o departamento de execução fiscal.

Por sua vez, os serviços de Finanças de Matosinhos 2, Valongo 2, Gondomar 1, Felgueiras e Póvoa de Varzim estão abertos, mas com “várias secções fechadas” e um “significativo constrangimento” nas operações.

De acordo com o STI, também estão encerrados durante esta manhã os serviços de Finanças da Loja do Cidadão de Viseu, do Marco Canaveses, de Loures 1, Mora, Fafe, Sabrosa, Mafra, Óbidos, Maia, Vila de Rei, Cinfães, Santa Maria da Feira, Seixal, Almeida, Moita, Penacova, Ourém, Leiria 1, Espinho, Aveiro, Castro Verde, Abrantes, Golegã, Castanheira de Pera, Sertã, Caldas da Rainha, Almeirim, Penacova, Peniche, Loures 4, Sacavém, Marinha Grande, Beja, Almodóvar, Aljustrel, Barrancos, Lagoa, Albufeira e Aljezur.

A reunião geral dos trabalhadores do fisco foi convocada pelo STI para discutir temas relacionados com a valorização das funções de autoridade da AT, o reforço dos quadros de pessoal e as perspetivas de carreira, bem como as condições para combater “de forma eficaz a fraude e evasão fiscal, os tráficos ilícitos e condições para garantir a segurança externa da fronteira da União Europeia”.

O STI sublinha que tem tentado por “todos os meios” dialogar com o ministro das Finanças, sem que este tenha tido “tempo para ouvir os trabalhadores”, acusando Miranda Sarmento de não fazer o mesmo que outros colegas do executivo que “têm lutado pelos seus em Conselho de Ministros”.

“Esquecidos e enganados só lhes resta o caminho da luta e da contestação”, sustenta o sindicato, salientando tratar-se da “maior reunião de trabalhadores da história do fisco”.

Rádio Pax / Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

17/10/2024
Combate à pobreza deve ser feito todos os dias
Autarquias
17/10/2024
Mértola, Ourique e Almodôvar são familiarmente responsáveis
17/10/2024
OP de Moura com dez projetos
17/10/2024
CIMBAL participa no 1.º Fórum de Cibersegurança da Administração Local
Aljustrel
17/10/2024
Aljustrel promove alimentação saudável
Castro Verde
17/10/2024
Atividades multidisciplinares promovidas pelo concelho de Castro Verde
17/10/2024
Beja vai perder comboios para Lisboa durante dois anos
17/10/2024
GNR de Beja detém 13 indivíduos por condução com álcool