A exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações” foi uma iniciativa muito participada no Baixo Alentejo, afirma Fernando Romba, primeiro-secretário da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).
A mostra promovida pela CIMBAL já percorreu os treze concelhos do Baixo Alentejo e está, a partir de hoje e até 15 de fevereiro patente na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.
A iniciativa que surgiu no âmbito do projeto LIFE LYNXCONNECT pretende mostrar à sociedade o trabalho desenvolvido em torno da conservação do lince-ibérico, um animal que esteve à beira da extinção.
Além do Baixo Alentejo, a vertente de proximidade desta iniciativa já levou a exposição, também, a Sevilha, Alcoutim e à Casa do Alentejo em Lisboa.
Depois de Tavira, a mostra irá, ainda, passar por Silves, concelho onde está sediado o Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que tem prestado apoio técnico e científico à exposição.
Associados à exposição, têm sido realizados momentos de sensibilização sobre a importância da reintrodução do lince ibérico com histórias e contos dirigidos à comunidade escolar e ao público em geral protagonizados por Jorge Serafim.
Fernando Romba realça o sucesso que a mostra tem tido junto do público. O primeiro secretário da CIMBAL revela, ainda, que a mesma tem sido apontada pela União Europeia como uma das iniciativas de sucesso, no âmbito dos projetos LIFE.
Este projeto, que agrega 22 parceiros ibéricos, tem como beneficiário coordenador a Consejería de Agricultura, Ganadería, Pesca y Desarrollo Sostenible da Junta de Andaluzia, e por parte de Portugal, para além da CIMBAL, participam como parceiros, a Infraestruturas de Portugal e o ICNF.