O Alentejo, no 3º trimestre de 2022, registou um superavit na balança comercial. O valor total das exportações atingiu os 503,1 milhões de euros quando o montante das importações se fixou em 356,3 milhões de euros.
Os números constam do último Boletim Trimestral da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, que cita o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o Boletim, as exportações cresceram 21,9% face ao trimestre homólogo de 2021 e 5,1% face ao 2º trimestre de 2022.
“O valor mais significativo das exportações refere-se ao comércio intracomunitário, sendo que o valor das exportações de bens em espaço não comunitário, está em crescimento mais acelerado, salientando-se a variação de +41,7% no valor destas exportações, face ao trimestre homólogo”, adianta a mesma fonte.
No 3º trimestre de 2022, à semelhança do trimestre anterior, lideraram as exportações os produtos de indústrias químicas, seguidos dos produtos minerais e, na terceira posição, dos produtos vegetais.
No Alentejo, adianta a CCDR, “o valor mais elevado das importações, continua a incidir no material de transporte, seguido dos produtos de indústrias químicas e as máquinas e aparelhos, ocupam a terceira posição”.