O Agrupamento de Escolas de Vidigueira promove, hoje, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, a iniciativa “Já estamos na Escola! E na Comunidade?”.
A sessão surge, segundo aquele Agrupamento de Escolas, da “preocupação com o crescente número de casos de autismo e da falta de respostas adequadas”.
Em comunicado, o Agrupamento de Escolas de Vidigueira revela que a “roda de conversa” com início às 15:00 horas, pretende reunir diversos intervenientes ao nível da família, educação, saúde e outros decisores para refletir e partilhar os desafios inerentes, quer ao ensino, quer à participação na comunidade e propor soluções”
A mesma fonte adianta que “o aumento significativo de diagnósticos” em todo o mundo, reflete-se, também, “a nível nacional e local”, acrescentando que na Escola de Vidigueira existem, atualmente, 11 alunos identificados com autismo, ou seja, 2% da população escolar.
“Este aumento exige respostas concretas, com a implementação de estratégias pedagógicas estruturadas e inclusivas, formação especializada para professores e assistentes operacionais e acesso adequado a terapias e apoio escolar”, frisa o Agrupamento de Escolas.
A escassez de recursos especializados e a desigualdade no acesso a serviços continuam a ser, segundo aquele Agrupamento de Escolas, “os desafios diários mais significativos com que se defrontam estas pessoas e as suas famílias”.
Nesse sentido, “pais e educadores manifestam grande preocupação com esta falta de respostas ao longo de todo o percurso educativo/ escolar das crianças e jovens, desde o pré-escolar até à transição para a vida pós-escolar”.
O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo assinalado a 2 de abril e estabelecido pela ONU pretende apelar à compreensão sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e promover a inclusão destas pessoas na sociedade.