ERT do Alentejo e Ribatejo lança guia turístico sobre património e indústria

ERT do Alentejo e Ribatejo lança guia turístico sobre património e indústria

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo apresentou hoje o “Guia de Turismo Industrial”, uma ferramenta digital que permite dar a conhecer o património e a indústria da região, anunciou a entidade.

O guia resulta de uma parceria entre 17 empresas e municípios da região do Alentejo e Ribatejo e apresenta 30 produtos turísticos relacionados com a indústria agroalimentar, extrativa, moda e têxteis.

Durante a apresentação, que decorreu nas instalações do Lagar Casa Relvas, no concelho de Vidigueira, no distrito de Beja, Maria Manuel Gantes, em representação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT do Alentejo e Ribatejo), revelou que o livro está disponível em formato digital e em português e inglês.

Posteriormente, o “Guia de Turismo Industrial” ficará também acessível em formato físico para os parceiros e em espanhol.

Em declarações à Lusa, Leonor Picão, coordenadora da direção de valorização da oferta do Turismo de Portugal, explicou que o roteiro é “uma forma ágil, fácil e atrativa de divulgar e comunicar” o turismo industrial existente na região e, consequentemente, as visitas, os horários, a duração, as línguas de acompanhamento, o número de participantes e o tipo de atividade de cada ativo.

“Portanto, conseguirmos ter toda essa informação agregada num único suporte é de grande importância e um marco para a estruturação do produto do turismo industrial nesta região”, garantiu.

Por sua vez, Maria Manuel Gantes realçou a capacidade sinergética que o produto traz para os parceiros envolvidos e para os turistas, uma vez que podem “fazer programas conjuntos”.

“Uma pessoa não se desloca à região só para visitar um recurso, se conseguimos fazer programas em que se visita de manhã um recurso e da parte de tarde outro ganhasse em facilidades e no interesse de atração”, elucidou.

Questionado sobre a importância de o Parque Mineiro de Aljustrel ser um dos parceiros da rota, o seu coordenador, Marcos Aguiar, garantiu que este “trabalho em rede” é “imprescindível” para que a infraestrutura continue a crescer e, por isso, “faz todo o sentido” a presença no guia.

“O grande desafio que se coloca no turismo em Portugal, e em concreto no turismo no Alentejo e Ribatejo, é termos a capacidade de ter uma oferta que segure as pessoas nos territórios e, portanto, este roteiro convida a ficar no território o máximo de tempo possível usufruindo dos hotéis, dos restaurantes [e de] toda a oferta turística da região”, referiu.

Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Mértola, em representação da parceria com a Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola e a Mina de S. Domingos – Fundação Serrão Martins, o guião ajuda o município “a entrar numa escala diferente” na área industrial, numa primeira fase a nível regional, mas depois numa escala nacional e internacional.

“Isto é muito importante para dar visibilidade aos territórios e também para nos pudermos promover como um todo e, assim, também sermos mais competitivos junto de outros destinos do turismo industrial que estão próximos e que têm uma oferta variada, como por exemplo a Espanha”, disse.

Na região do Alentejo estão representadas industrias de Marvão, Elvas, Ponte de Sor, Gavião, Portalegre, Campo Maior, Viana do Alentejo, Reguengos de Monsaraz, Vila Viçosa, Ferreira do Alentejo, Mértola, Beja, Vidigueira, Aljustrel, Santiago do Cacém e Grândola, enquanto da zona da Lezíria do Tejo apenas do municópio de Rio Maior.

Rádio Pax / Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

24/04/2025
NERBE prepara conjunto de atividades para a Ovibeja
Foto: SOMINCOR
16/04/2025
Sueca Boliden quer "criar novas oportunidades de desenvolvimento” nas minas de Neves-Corvo
09/04/2025
CCDR apoia 12 “projetos estruturantes” para o Alentejo no valor superior a 20M€
Mértola
07/04/2025
NERBE/AEBAL inicia atendimento em Mértola
turismo
07/04/2025
José Manuel Santos toma posse
turismo
01/04/2025
Dormidas nos alojamentos turísticos do Alentejo caíram em fevereiro
Habitação
31/03/2025
Preço da habitação continua a subir no Alentejo
Foto: SOMINCOR
somincor
25/03/2025
Comissão Europeia escolhe projeto de cobre da Somincor como estratégico