Os espeleólogos da EDIA-Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva, com a colaboração do biólogo Tiago Marques da Universidade de Évora, identificaram um abrigo de Morcegos de Ferradura Mourisco, na Herdade da Coitadinha, Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos.
De acordo com a empresa “será, provavelmente, o maior e mais importante do género em Portugal, registando para cima de dois mil indivíduos”.
De acordo com a EDIA, no “Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental” e no “Atlas dos Morcegos de Portugal Continental”, esta espécie está entre as que têm “um estatuto de conservação muito desfavorável, com uma classificação de espécie criticamente em perigo”.
Esta identificação surgiu durante os trabalhos desenvolvidos no âmbito do apoio que a EDIA tem prestado ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na monitorização dos abrigos de morcegos de importância nacional que se localizam na área do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva.
Durante a hibernação dos morcegos, os especialistas conseguiram o acesso à colónia tendo contabilizado para cima de dois mil indivíduos.