É, hoje, assinado o contrato de empreitada de construção do Circuito Hidráulico de Ligação à albufeira do Monte da Rocha e do Bloco de Rega de Messejana. Trata-se de um investimento público de 28.473 milhões de euros.
Uma obra que fará chegar a água de Alqueva à Barragem do Monte da Rocha e ao Bloco de Rega de Messejana.
Recorde-se que a EDIA lançou, em fevereiro do ano passado, o concurso para construção da ligação de Alqueva ao Monte da Rocha.
A cerimónia de assinatura do contrato realiza-se, esta tarde, às 14:30 horas, no Posto de Observação e Comando de Alqueva, junto à barragem de Alqueva e conta com a presença da Ministra da Agricultura.
A empreitada que tem um prazo de execução de 21 meses, visa beneficiar o abastecimento público dos concelhos adjacentes à Barragem do Monte da Rocha, ou seja, Ourique, Castro Verde, Almodôvar, Mértola e parte do concelho de Odemira.
Além de colmatar a necessidade do reforço de água para abastecimento público, esta obra irá, também, beneficiar 2,330 hectares de regadio.
Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, autarquia que defende há anos a concretização desta obra, diz tratar-se de “um investimento público muito significativo e um compromisso que existia com o território que vem dar garantia de sustentabilidade de água para o abastecimento publico no Monte da Rocha e um novo impulso no desenvolvimento económico da região através da criação deste novo bloco de rega”.