As Conferências de Aljustrel são promovidas pela autarquia com o apoio da ESDIME. A iniciativa mantém o lema de enquadramento Cidadania, Inovação & Território. A edição de 2015 terá como tema central “Da construção de Territórios Atractivos nas Baixas Densidades”. As Conferências têm presente que “a persistência das ‘sangrias demográficas’ no País e, muito particularmente, nos territórios de baixa densidade, concentrados no ‘interior’, exige uma profunda reflexão, refere o município.
A edição de 2015 vai decorrer num dia e vai ser composta por dois painéis: “A Memória nas Estratégias Territoriais Atrativas Que Marketing Territorial?” e os “Contributos da Diáspora – Migrantes Internacionais & Desenvolvimento Local”.
A edição deste ano é organizada sobre a égide do recém-criado “Conselho Científico & Cooperação”, com funções de colaboração nas diversas fases da preparação e realização das conferências. A composição do conselho assenta em personalidades do meio académico, cientifico, associativo e institucional que colaboraram na edição de 2014, tais como Ana Benavente, Ana Paula Figueira, Artur Rosa Pires, João Ferrão, Jorge Malheiros, Jorge Wemans, entre outros.
Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel, defende a necessidade de uma “reflexão profunda” sobre um território com “muitas oportunidades”.