O Clube Cinófilo do Alentejo sediado em Beja vai organizar, este ano, quatro das cinco provas internacionais mais importantes do mundo na modalidade de Agility. “Nunca Portugal juntou tão grande número de concorrentes e provas”, afirmam os promotores.
No ano em que assinala o 28º aniversário, foi atribuída ao Clube Cinófilo do Alentejo a responsabilidade da organização destas provas mundiais, pelo que 2025 será o ano mais importante para o Clube Cinófilo do Alentejo e para o Agility em Portugal, realça Ezequiel Sousa, presidente do Clube.
As provas vão realizar-se em Abrantes, em julho.
De 10 a 13 de julho, vão decorrer duas provas: os Mundiais Open de Agility Júnior e Sénior.
De 17 a 20 de julho, realiza-se o Open Europeu de Agility.
Segue-se, de 24 a 27 de julho, aquele que é considerado o maior evento de Agility para uma só raça: o Border Collie Classic.
Os dias anteriores a cada um dos eventos serão destinados a inspeções veterinárias e treinos livres.
Ezequiel Sousa adianta que, ao longo de três semanas, são esperados cerca de 2500 cães concorrentes e 4000 acompanhantes de todo o mundo que irão ocupar toda a Cidade Desportiva de Abrantes.
Com a organização destas provas mundiais, a organização tem a expetativa que muitas das unidades hoteleiras num raio de 50 a 60 quilómetros, em especial as que aceitem cães, esgotem.
O responsável revela que “o movimento financeiro” destas iniciativas poderá rondar os quatro milhões de euros.