12°C
Scattered clouds

CIMBAL quer criar Estratégia Regional de Habitação Local

CIMBAL quer criar Estratégia Regional de Habitação Local

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) quer avançar com a criação de uma Estratégia Regional de Habitação Local. A realizar-se será, a nível nacional, um projeto piloto que irá agregar as Estratégias Locais de Habitação dos treze concelhos que integram aquela Comunidade Intermunicipal.   

A ideia foi partilhada, na última reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, que contou com a participação da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.

Na sessão virtual, que decorreu no passado dia 8, “foi efetuado o ponto de situação sobre as Estratégias Locais de Habitação (ELH), constatando-se que o processo está em decurso, nos treze municípios do Baixo Alentejo”, tal como explica Jorge Rosa, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL

O responsável destaca, à Rádio Pax, “a necessidade de criação de uma Estratégia Regional para a Habitação” implementando uma experiência piloto, a nível regional, que irá juntar as Estratégias Locais de Habitação dos 13 concelhos que integram a CIMBAL”

Entre as vantagens associadas a este projeto, Jorge Rosa realça que a Estratégia Regional para a Habitação “irá ter um impacto maior”, irá permitir o acesso a fundos comunitários “de outra forma” e vai, ainda, prestar, de igual forma, o apoio técnico às autarquias, por parte da CIMBAL, para desenvolverem o trabalho.

“É uma ideia da CIMBAL que tem muitas pernas para andar e que pode ser executada”, refere Jorge Rosa, salientando que a Secretária de Estado incentivou a avançar com o projeto.  

Na reunião foi, ainda, apresentada pela ACOS, a Ovibeja 2021, “a realizar em formato digital, nos próximos dias 22 e 23 de abril, com o apoio da CIMBAL e dos municípios do Baixo Alentejo”.

Dos restantes assuntos abordados, destaque para a aprovação formal da “Revisitação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Baixo Alentejo”.

O documento, que serve de base para o próximo período de programação de fundos comunitários, “foi alvo de ampla discussão em sede do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal do Baixo Alentejo, obtendo diversos contributos das entidades que o compõem, assim como de alguns dos municípios do Baixo Alentejo”, sublinha o comunicado da CIMBAL.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

26/12/2024
Beja é dos distritos com o gás mais caro
26/12/2024
Preço da habitação sobe no Alentejo
26/12/2024
Desemprego mantém tendência de subida em Beja
26/12/2024
GNR de Beja fez 13 detenções
Resialentejo
26/12/2024
Ourique lidera reciclagem na Resialentejo
Cáritas
25/12/2024
Cáritas prossegue com campanha pela Paz
Almodôvar
25/12/2024
Exército de Salvação entrega presentes a famílias carenciadas em Almodôvar
Ourique
25/12/2024
Ourique organiza viagem sénior aos Açores