O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) está a levar a cabo uma iniciativa, apontada como “inovadora”.
O CEPAAL está a promover o azeite junto dos alunos do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, a fim de sensibilizar para “a importância do consumo de azeite, enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânea”.
Já foram desenvolvidas iniciativas em escolas de Campo Maior, Portel, Santana, Reguengos de Monsaraz e Évora.
“O Azeite Vai à Escola” é um projeto cofinanciado pelo COI – Conselho Oleícola Internacional que tem a duração de 3 anos, envolve também professores e funcionários.
Segundo a Diretora Executiva do CEPAAL, Filipa Velez, “esta iniciativa tem tido uma adesão excecional por parte das crianças, que sendo naturalmente curiosas se envolvem facilmente e ficam verdadeiramente encantadas com todo o ciclo do azeite, compreendendo facilmente o seu valor e importância no contexto alimentar. De tal forma é assim, que temos testemunho de que a seguir às nossas visitas, chegam a casa e começam a sensibilizar também os pais para o uso do azeite de qualidade na alimentação diária”.
A terceira e última fase do projeto terá início em setembro deste ano.