A iniciativa decorre desde ontem no Parque Municipal de Feiras de Almodôvar. Do programa para este domingo fazem parte um passeio de cavalo, um almoço convívio e várias demonstrações.
A iniciativa é da Associação dos Cavaleiros da Vila Negra, que existe desde 2004. “Mais do que uma Associação, somos um centro hípico de duas estrelas”, diz Patrícia Romba, membro da Associação. A escola de equitação federada existe há dois anos e tem já muitos alunos que participam em diversas provas. O recém-construído picadeiro no exterior com medidas adequadas às provas oficiais trouxe uma “lufada de ar fresca” à Associação.
Para além da vertente desportiva, os Cavaleiros da Vila Negra apostam na vertente terapêutica. Patrícia Romba sublinha os benefícios da hipoterapia e do contacto com os cavalos. A Associação tem um protocolo com a CERCICOA – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Pessoas Inadaptadas dos concelhos de Castro Verde, Ourique e Almodôvar. Também a vertente do lazer é trabalhada, com a Associação a disponibilizar aulas de equitação a partir de 5 euros por aula.
A Associação dos Cavaleiros da Vila Negra é a responsável pelo Almodôvar Equestre que decorre durante este fim-de-semana em Almodôvar.