12°C
Scattered clouds

Castro Verde vai ter Ensino Superior em Cuidados Continuados Integrados

O município de Castro Verde assinou, hoje, dois protocolos de colaboração com o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o Centro Qualifica de Almodôvar, que permitirão a criação no concelho, no próximo ano letivo 2025/26, de uma nova oferta formativa de Ensino Superior, através de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) na área dos Cuidados Continuados Integrados, anuncia o município.

A cerimónia pública de assinatura dos protocolos realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, do Instituto Politécnico de Beja, Maria de Fátima Carvalho e do coordenador do Centro Qualifica de Almodôvar, António Espírito Santo.

Durante a sessão, António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, destacou que a concretização deste passo é um objetivo estratégico para Castro Verde, dada a sua localização e centralidade geográfica, e enquadra-se no compromisso da Câmara Municipal em assegurar o alargamento da oferta formativa no concelho, objetivo há muito ambicionado.

O autarca destacou que a escolha a opção por Cuidados Continuados Integrados como área de formação do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), assenta numa estratégia para o futuro do território e possibilitará o acesso a diversas áreas de formação do Ensino Superior.

“Optámos por esta área de formação porque, a nosso ver, esta é fundamental do ponto de vista daquilo que são as respostas muito necessárias para o território, porque no futuro esta necessidade irá acentuar-se, e por termos identificado que, após a formação, todos os que pretenderem frequentar esta formação, têm depois a possibilidade de prosseguir alguns caminhos bastante interessantes no acesso ao Ensino Superior, nomeadamente, a Licenciaturas em vários domínios”, realçou o autarca.

Por seu lado, Maria de Fátima Carvalho, Presidente do IPBeja, salientou o bom entendimento entre as três entidades envolvidas neste processo de descentralização do ensino, e cuja proximidade pretende dar oportunidade a mais pessoas de prosseguirem com os seus estudos.

“Só é possível estamos hoje, aqui, porque houve uma vontade comum, e para construirmos alguma coisa é preciso todos rumarmos no mesmo caminho. Para nós, IPBeja, este processo tem valido todo o esforço, porque esta presidência pensou em descentralizar o seu ensino. Não foi fácil, internamente, mudar este paradigma, mas nós conseguimos, porque queremos levar o IPBeja a todo o distrito, principalmente. E queremos que todos o sintam como seu e não apenas como uma instituição que está só em Beja”, assinalou.

Segundo a autarquia, “com este passo, o concelho reforça a sua oferta formativa com estudos de ensino superior, num curso com dois anos letivos de duração. Após a sua conclusão, o CTeSP confere aos alunos um diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5, do Quadro Nacional de Qualificações, garantindo entrada mais rápida no mercado de trabalho ou acesso direto a estudos para assegurar a Licenciatura, que poderá incidir em áreas de formação como Enfermagem, Terapia Ocupacional, Desporto ou Serviço Social”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

14/01/2025
HEROES: IPBeja apresenta projeto que fomenta a resiliência regional
14/01/2025
Autoridades nas estradas com campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”
Odemira
14/01/2025
Odemira atribui 100 mil euros em bolsas de estudo e prémios de mérito
14/01/2025
Município de Alvito adere à compostagem
14/01/2025
Nelson Brito: IP8 e eletrificação da ferrovia devem-se “ao trabalho invisível” do PS
14/01/2025
AMCAL reforça direitos dos trabalhadores
13/01/2025
Bombeiros atacados por grupo em Ferreira do Alentejo
13/01/2025
Marca Entidade Empregadora recebe candidaturas