Os candidatos do Partido Socialista pelo círculo de Beja às Legislativas de 18 de maio, Pedro do Carmo, Juvenália Salgado, João Catarino e Júlia Baltazar, mostram-se preocupados com as dificuldades financeiras que atingem as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Baixo Alentejo, sendo que algumas delas “se encontrarem em falência técnica”.
As preocupações saíram de uma reunião com a UDIPPS – União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Beja.
Conceição Casanova, presidente da União Distrital, garantiu que as IPSS desejam aumentar os salários dos seus colaboradores, mas precisam de um maior apoio por parte do Estado e de uma diferenciação positiva para as instituições que operam no interior do País, uma vez que o valor da comparticipação é igual em todo o território.
A não atualização das tabelas do Serviço de Apoio Domiciliário, a demora no pagamento dos serviços prestados por parte do Instituto da Segurança Social, a ausência de voluntariado nas instituições e a falta de direções profissionalizadas nas IPSS, foram outras das preocupações elencadas no encontro com os candidatos do Partido Socialista.
Para os candidatos do PS “é urgente contrariar este ciclo nas IPSS, instituições que dão resposta a uma população vulnerável e que merecem maior apoio por parte do Estado Português”.