São já conhecidos os premiados do 9.º Concurso de Fotografia Património (I)material do Concelho de Serpa. Rui Filipe Moniz Cambraia, Carlos Pereira e Sónia Farinha obtiveram o primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente.
A Câmara de Serpa explica que “esta edição contou com 30 participantes, 28 na categoria maiores de 18 anos e dois na categoria menores de 18 anos com um total de 90 fotografias”.
“O júri, constituído pelos fotógrafos Nicola Di Nunzio e João P. Santos, pela arquiteta Maria Moreira e pela vereadora Odete Borralho, fizeram a sua avaliação segundo cinco perspetivas que fundamentam o concurso: respeito pelas regras do regulamento, resposta ao tema, qualidades técnicas, qualidades estéticas e criatividade”, esclarece o município.
Ao vencedor vai ser atribuído um prémio de 1000 euros, ao segundo premiado de 800 euros e ao terceiro de 400 euros.
Além dos prémios, o júri decidiu atribuir as menções honrosas procurando, por um lado, destacar o investimento dos participantes em componentes temáticas menos exploradas e de grande potencial fotográfico, e por outro, estimular um incremento de criatividade na forma de captar os assuntos.
A entrega dos prémios acontece a 14 de dezembro, pelas 16:00 horas, data em que será inaugurada a exposição das 35 fotografias selecionadas, na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa, que poderão ser apreciadas até 11 de janeiro de 2025.