Já são conhecidos os quatro projetos vencedores da edição deste ano do Orçamento Participativo (OP) de Beja.
Três das propostas vencedoras são para implementar em freguesias rurais do concelho e uma na cidade de Beja.
A proposta mais votada foi a colocação de um novo piso no Campo Polidesportivo de São Matias, com um orçamento de 47 mil euros e um prazo de execução de dois meses.
Com um orçamento de 46.991 euros, a proposta “Beringel Vila Bio-Saudável” foi outra das mais votadas e prevê a colocação de equipamentos de fitness ao ar livre por vários locais da freguesia. Após o arranque da obra, esta terá a duração prevista de um mês.
Em 3º lugar, ficou a proposta de construção de um Polidesportivo para atividades em Albernoa e Trindade com um orçamento de 42.362 euros e um prazo de execução de um mês.
A 4ª proposta mais votada foi a criação de um parque infantil inclusivo, em Beja, na zona urbana mais recente da Quinta del Rey/ Bairro do Pelame, inserido no Parque Verde Acessível 2023 em construção. Um projeto com um orçamento de 45 mil euros. Após o início da empreitada, a obra durará um ano.
De acordo com a Câmara de Beja os projetos do OP “refletem as prioridades da comunidade em áreas como lazer, saúde e bem-estar, promovendo uma melhor qualidade de vida no concelho”.