Um concerto do músico Buba Espinho, em Castro Verde, abre nesta segunda-feira, o Festival BA que vai ‘percorrer’ os 13 concelhos do Baixo Alentejo com espetáculos protagonizados por artistas da região, divulgou a CIMBAL
Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) em parceria com as 13 câmaras municipais que a compõem, o evento é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) com uma “taxa de 100%”.
Segundo Jorge Rosa, presidente da Cimbal, o Festival BA resulta da candidatura “Programação Cultural em Rede no Baixo Alentejo”, submetida por esta comunidade intermunicipal ao programa operacional regional Alentejo 2020.
Nos espetáculos serão envolvidas “entidades e profissionais da cultura identificados por cada um dos municípios” do Baixo Alentejo, com destaque para “as expressões artísticas como o teatro, a dança, a música e o cante”.
O presidente da CIMBAL explica que o projeto se assume como uma resposta para a retoma e manutenção das atividades culturais e artísticas”, que sofreram “prejuízos” devido à sua “suspensão total ou parcial”, na sequência da pandemia de Covid-19.
São objetivos desta iniciativa, “a promoção, dinamização e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, designadamente, através da sua qualificação e valorização turística”, sublinha Jorge Rosa.
O espetáculo inaugural do evento, com o músico Buba Espinho, natural de Beja, está marcado para esta segunda-feira, a partir das 21:00 horas, junto à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Castro Verde.
As atuações de António Caixeiro e Paulo Colaço, no dia 17 deste mês, no Largo da Bica, em Cuba, e de José Diogo e Convidados, no dia 18, no Largo da Junta de Freguesia em Santana da Serra, em Ourique, são os espetáculos seguintes.
A entrada é gratuita e está sujeita à lotação do espaço, de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) devido à pandemia de Covid-19.
Rádio Pax/ Lusa