Até ao fim do ano vão ser investidos cerca de 22 milhões de euros em mais de 50 novos meios de socorro e emergência médica.
No total, vão ser disponibilizadas duas novas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER), sete ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV’s), 13 ambulâncias de emergência médica (AEM’s), cinco motos de emergência e 25 postos de emergência médica (ambulâncias).
No Alentejo, o Instituto vai colocar uma moto de emergência médica em Évora, um posto de emergência em Alandroal e uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) em Alcácer do Sal.
Ao contrário do que a Rádio Pax havia noticiado, o Baixo Alentejo vai ver reforçado os meios com duas PEM’s. Segundo o INEM, as novas ambulâncias de socorro vão ficar instaladas em Vidigueira e Castro Verde.
O Instituto Nacional de Emergência Médica descreve os PEM como “Ambulâncias de Socorro (AS) operados por entidades agentes de proteção civil e/ou por elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica, sendo tripuladas por elementos pertencentes às respetivas entidades, com formação específica em técnicas de emergência médica pré-hospitalar, definida e certificada pelo INEM. Têm como missão assegurar a deslocação rápida de uma tripulação com formação em técnicas de emergência médica ao local da ocorrência e no mínimo tempo possível, em complementaridade e articulação com os outros meios de emergência médica pré-hospitalar bem como o eventual transporte para a unidade de saúde mais adequada ao estado clínico da vítima”.