Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Alemanha, Eslovénia, Chile, Israel e Turquia são os países que pretendem estar a concurso na “Grande Feira do Sul”.
“Mais amostras de azeite e mais países concorrentes é o resultado do trabalho que tem vindo a ser feito de promoção do concurso”, revela a ACOS Associação de Agricultores do Sul que é responsável pela Ovibeja.
A selecção dos melhores azeites em cada categoria será feita na próxima semana por um júri reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional. São cerca de 40 jurados, em representação de dez países.
Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso são as categorias a concurso. Os prémios serão entregues a 2 de Maio, dia que a Ovibeja dedica especialmente ao sector do azeite.
O Concurso Prémio Ovibeja é o único realizado em Portugal de âmbito internacional e é também um dos dois que cumprem as normas estabelecidas pelo Conselho Oleícola Internacional no que diz respeito às condições das amostras e à sua selecção.
Os azeites seleccionados vão ser dados a provar aos visitantes no decorrer da 32ª Ovibeja que se realiza de 29 de Abril a 3 de Maio.