O Europe Direct Baixo Alentejo promove, hoje, em Mértola, uma sessão pública de apresentação da nova geração 2021/2025 da rede Europe Direct.
O evento presencial decorre entre as 9:30 e as 12:15 horas, no Pavilhão Multiusos de Mértola.
No início da sessão, os participantes serão recebidos e convidados a visitar a sede do Europe Direct Baixo Alentejo, localizada nas instalações da Associação de Defesa do Património de Mértola, a curta distância do local do evento.
Esta sessão integra uma iniciativa nacional dos 15 centros da rede Europe Direct em Portugal, que irão, nesta sexta-feira, de forma coordenada, promover eventos de contacto com os cidadãos das suas respetivas áreas de intervenção.
Além de declarações pelos responsáveis do centro e respetiva entidade de acolhimento, bem como, uma apresentação sobre o Europe Direct e outras redes europeias no território, a manhã encerrará com um painel de debate dedicado ao tema “Estratégia do Prado ao Prato no Baixo Alentejo: a prioridade do Pacto Ecológico Europeu e a nova Política Agrícola Comum”.
Pretende-se, desta forma, promover um diálogo sobre os desafios e oportunidades associados à materialização desta estratégia europeia na região, refletindo, também, sobre a importância regional do Pacto Ecológico Europeu e da nova Política Agrícola Comum.
O painel, moderado pelo jornalista Justino Engana, conta com a participação de Claudino Matos, Diretor Geral da ACOS Associação de Agricultores do Sul e Ana Sanches, Assistente de Investigação no MED – Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora.
Com esta iniciativa, o Europe Direct Baixo Alentejo pretende promover um diálogo proactivo sobre o projeto europeu a nível local e esclarecer o público da região sobre a União Europeia e as suas políticas.