A vila de Almodôvar tem, a partir de hoje, uma “Micro Biblioteca Cabine Telefónica Altice”, ou seja, um cabine de leitura.
Promovido pelo Centro Qualifica de Almodôvar, juntamente, com a Fundação Altice e a parceria da Câmara Municipal de Almodôvar, este é um projeto que assenta na reconversão de cabines telefónicas antigas em pequenas bibliotecas.
A transformação de cabines telefónicas desativadas, um dos símbolos mais emblemáticos das telecomunicações, em Portugal, pretende animar o espaço urbano, estimular a criatividade e aproximar as populações à arte e à cultura em geral, tal como explica António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar.
A inauguração acontece, nesta terça-feira, dia 11 de janeiro, junto ao Jardim dos Bombeiros Voluntários.
A cerimónia de inauguração, agendada para as 12:00 horas, conta com a presença de Ana Estelita, presidente da Fundação Altice.
A ideia da reconversão das cabines telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado numa pequena aldeia do sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores se lembraram de converter uma das cabines telefónicas classicamente encarnada, na mais pequena biblioteca do mundo.
O conceito foi um sucesso e chegou, também, a Portugal, através da Fundação Altice, tendo vindo a afirmar-se e a ganhar sucessivos adeptos em diversas localidades do país.